1 de setembro de 2010

Simplesmente, Clarice!

Clarice Lispector, nascida Haia Lispector, foi uma escritora brasileira, nascida na Ucrânia. Autora de linha introspectiva, buscava exprimir, através de seus textos, as agruras e antinomias do ser. Suas obras caracterizam-se pela exacerbação do momento interior e intensa ruptura com o enredo factual, a ponto de a própria subjetividade entrar em crise.

Meu interesse pela autora surgiu no segundo ano do Ensino Médio. Eu vivia a chamada “crise existencial”, passei a escrever alguns textos para desabafar e quando "descobri" Clarice Lispector passei a me identificar em muitas das frases que dela: "Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir. Não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando..."

O post não é para homenagear a autora ou coisa semelhante, a finalidade de post baseia-se no desejo de compartilhar com outras pessoas um pouco, da grandiosa obra, de Clarice Lispector. Por isso, postarei aqui algumas das minhas frases preferidas – foi difícil escolher algumas – e alguns poemas de Clarice.
Espero, de verdade, que assim como eu, vocês se encantem com os textos dela.

"... Respeite mesmo o que é ruim em você - respeite sobretudo o que imagina que é ruim em você - não copie uma pessoa ideal, copie você mesma - é esse seu único meio de viver."

"Renda-se como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Pergunte, sem querer a resposta, como estou perguntando. Não se preocupe em "entender". Viver ultrapassa todo o entendimento. "

"...há impossibilidade de ser além do que se é -
no entanto eu me ultrapasso mesmo sem o delírio,
sou mais do que eu, quase normalmente -
tenho um corpo e tudo que eu fizer é continuação
de meu começo......
a única verdade é que vivo.
Sinceramente, eu vivo.
Quem sou?
Bem, isso já é demais..."


" E se me achar esquisita,
respeite também.
até eu fui obrigada a me respeitar."

" Não posso perder um minuto do tempo
que faz minha vida.
Amar os outros é a única salvação
individual que conheço :
ninguém estará perdido se der amor e
às vezes receber amor em troca."

"Estava permanentemente ocupada em querer e não querer ser o que eu era, não me decidia por qual de mim, toda é que nao podia ser; ter nascido era cheio de erros a corrigir. Só tinha tempo de crescer. O que eu fazia para todos os lados, com uma falta de graça que mais parecia o resultado de um erro de cálculo. Na minha pressa eu crescia sem saber pra onde. "

Bom, como eu disse, anteriormente, a obra de Clarice Lispector é grandiosa e maravilhosa. Esse post foi só um aperitivo rs prometo continuar com o 'Simplesmente, Clarice'.
E para encerrar, um pouco mais de Clarice:
'Lembre-se: quem é capaz de sofrer intensamente, também pode ser capaz de intensa alegria.'


PS: Dedico esse post para a Lindona Cris Rocon, que com seus tweets tem semeado um pouquinho de Clarice Lispector nos corações dos seguidores dela. beijo, Cris! ♥

Nenhum comentário: